Durante os estágios vegetativos do milho a cultura passa por um período de rápido desenvolvimento onde a parede celular composta por microfibrilas de celulose conferem as células a elasticidade necessária para que elas possam crescer, gerando estruturas frágeis e sensíveis.
Esse período de atividade celular intensa aliada a condições adversas são os principais causadores de Green Snap que se caracteriza pelo quebramento próximo ao nó. Entre os estágios V5 e V8, período este de rápido crescimento, os entrenós encontram-se muito próximos entre si, o que torna a planta pouco flexível e mais propícias a ocorrência de quebramentos.
As fases posteriores que correspondem aos estágios de V12 e R1 que se caracterizam pela rápida elongação dos entrenós, resultando em estruturas mais frágeis decorrentes dos baixos níveis de lignina nas paredes celulares tornando a cultura sensível a ocorrência de Green Snap.
Após este período a planta alcança sua altura máxima encerrando seu crescimento e dando início a formação de camadas celulares secundárias espessando sua parede celular e promovendo maior acúmulo de lignina conferindo maior rigidez. Assim danos após essa fase tendem a serem menores.
Informações extras:
1) Fatores relacionados ao manejo da cultura também podem influenciar na ocorrência de quebramentos;
2) Ventos fortes nos períodos de maior sensibilidade resulta em danos mais graves;
3) Desbalanços nutricionais tendem a gerar plantas mais sensíveis, em especial altas doses de nitrogênio;
4) O uso de herbicidas reguladores de crescimento podem resultar em estruturas mais frágeis;
5) A densidade de plantio pode influenciar no quebramento das plantas na lavoura, afetando diretamente a produtividade;
6) O posicionamento incorreto de genótipos também podem influenciar em maior ou menos intensidade de Green Snap.