A cultura do milho desempenha um papel significativo na agricultura brasileira, sendo uma das principais culturas de grãos cultivadas no país e amplamente distribuída em diferentes estados (MAPA e IBGE). O Milho (Zea mays) é um cereal cultivado em grande parte do mundo e extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais. Os cereais, em sua maioria, podem apresentar o problema de grão/semente germinar na espiga no panículo quando a planta ainda se encontra no campo.
Este problema é caracterizado pela presença de grãos que apresentam início visível de germinação e no momento da classificação são avaliados de acordo com o índice de grãos avariados, juntamente com os demais (ardidos, chochos, imaturos, fermentados, germinados, gessados ou mofados). Esses brotos ou início da germinação podem aparecer na pré ou pós-colheita do milho.
Em pré-colheita estão relacionadas a fatores como as condições climáticas (disponibilidade de água, oxigênio e luz), aos nutrientes, ao genótipo do milho (empalhamento, qualidade de grão, perda de umidade), já em pós-colheita podemos citar as práticas de transporte e armazenagens inadequadas. A germinação em pré-colheita em milho apesar de pouco discutida, causa diminuição da massa, produtividade e qualidade dos grãos, assim como as doenças de espiga.