O complexo de doenças foliares pode acarretar severos danos, podendo ocasionar elevadas perdas em altas severidades. Entre as doenças da cultura do milho estão aquelas que acontecem nas folhas diminuindo a atividade fotossintética, como: mancha branca, Bipolaris e estria bacteriana.
A mancha branca apresenta lesões circulares de coloração esbranquiçada. Aparecem nas folhas inferiores, progredindo para as superiores, sendo mais severos os sintomas após o pendoamento. A Bipolaris apresenta pequenas lesões ovaladas, que se tornam alongadas de coloração palha e são orientadas pelas nervuras. A estria bacteriana apresenta pequenas marcas cloróticas, que evoluem para lesões alongadas e estreitas, circundadas por um halo amarelo com bordas sinuosas, localizadas nas regiões internervais.
Como medidas de controle, recomendamos a escolha de híbridos tolerantes, plantios dentro da janela recomendada, adubação equilibrada, rotação de culturas e aplicações preventivas de fungicidas para controle do inóculo.