Novo complexo irá suportar o crescimento do Estado do Mato Grosso e alavancar a produção nacional, além de gerar empregos e desenvolvimento na região
A LongPing High-Tech está inaugurando o novo complexo industrial de Primavera do Leste (MT), uma super estrutura com usina de beneficiamento de sementes (UBS), unidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos (R&D), laboratório de qualidade e o segundo centro de distribuição refrigerado no estado. Com 40 hectares de área total, a planta passa a ser uma das mais relevantes da companhia, no coração do agronegócio nacional. A construção da unidade irá gerar mais de 300 vagas de emprego e permitirá suportar o crescimento dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, principais regiões produtoras da safrinha, além do Paraná.
Um levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), referente a Safra de Grãos 22/23 aponta aumento de 3,5% na produção de grãos em Mato Grosso, alcançando uma produção de 89,5 milhões de toneladas. O milho deve ser a cultura com o maior volume produzido no estado, com mais de 44 milhões de toneladas, o que representa alta de 7,2%, em relação à safra anterior. E com a nova estrutura de Primavera do Leste a LongPing High-Tech se torna o principal parceiro do produtor rural na região, em linha com o desenvolvimento do agronegócio no Estado.
O projeto construído em Primavera do Leste é composto por uma linha de recebimento de sementes a granel, com capacidade diária de 700 toneladas de milho, uma bateria de silos de 5.600 toneladas de capacidade de armazenamento, duas linhas de classificação, tratamento e ensaque independentes, que podem trabalhar simultaneamente dois híbridos diferentes. A planta conta com capacidade total de 900 mil bags mensais, e um centro de distribuição refrigerado com capacidade de até 1 milhão de sacos.
Mato Grosso tem grande relevância para a companhia e, só neste ano, recebeu 200 milhões em investimentos com o objetivo de aumentar a produção e os canais de distribuição, transformando o mercado local. A previsão é de que 300 vagas de empregos diretos, indiretos e de safristas sejam abertas nos próximos meses.
“Ter uma estrutura desse tamanho e com essa capacidade no Estado do Mato Grosso, representa muito para a LongPing High-Tech. Sabemos do potencial agrícola do Estado e queremos ser parte integrante desse crescimento. Estar ao lado do produtor rural e oferecer, além de híbridos de qualidade, serviços estruturados, tecnologia e inovações baseadas em pesquisas, é a nossa missão, destaca Aldenir Sgarbossa, presidente da LongPing High-Tech.
A inauguração de Primavera do Leste também representa mais um passo no grande projeto de expansão da companhia, que desde a sua chegada ao Brasil, vem buscando a liderança do setor.
Estação de Pesquisa
A unidade de Primavera da LongPing High-Tech também conta com uma Estação de Pesquisa para o desenvolvimento de híbridos de alta performance para o mercado de safrinha do Mato Grosso. Dentre as diversas análises da Estação de Pesquisa estão a seleção de doenças foliares e de colmo, introdução e caracterização de germoplasma, desenvolvimento de novas populações e linhagens de milho, além de novos protocolos de avaliação de híbridos e linhagens.
A Estação também é responsável pela introdução de novas tecnologias, como uso de drones em aplicações de defensivos agrícolas. Seus estudos contribuem para híbridos cada vez mais produtivos e adaptados às condições de produção da região, e já prevê a expansão dos estudos para as culturas de sorgo e soja.
Meio bilhão de reais nas unidades do Brasil
A companhia trabalha para o crescimento do agronegócio brasileiro, investindo em suas unidades para impulsionar um mercado em expansão e com grande potencial de desenvolvimento. Desde o início de suas operações no Brasil, que completa cinco anos no próximo mês, a empresa está investindo mais de meio bilhão de reais em todas suas unidades para alavancar sua posição no cenário nacional.
Além dos aportes em Primavera do Leste e Sorriso, as unidades de Araguari e Paracatu (MG), Cravinhos e Jardinópolis (SP) e Rolândia (PR), também estão ganhando novas estruturas. Com sede global em Cravinhos, São Paulo, a empresa comanda as subsidiárias da China, Estados Unidos, África, Argentina, Chile e Paraguai.